Variação de Frete Internacional

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Quando a pauta é variação de frete internacional, é preciso considerar fatores econômicos, políticos e sociais para compreender o dinamismo com que estes valores mudam, principalmente falando em rotas com maior número de armadores concorrentes, como no caso da rota Asia x Costa Leste da América do Sul. Neste contexto, são diversos os fatores que podem estar relacionados a oscilação do frete, como por exemplo: variações do câmbio, oscilações na economia, divergências políticas, desastres naturais e até mesmo as pandemias.

Simplificando o processo para um melhor entendimento, a cotação do frete é basicamente regulada pela relação entre a oferta e demanda. Quando há um aumento na demanda, o frete sobe; quando há baixa na demanda, o valor de frete sofre reduções.

Nas últimas semanas, por exemplo, temos acompanhado a oscilação do câmbio, e foi possível notar que, devido a uma queda considerável no valor do dólar, iniciou-se uma movimentação por parte dos importadores para embarcarem novos lotes de carga que até então estavam praticamente parados. Se o câmbio estabilizar nas próximas semanas, possivelmente teremos em julho um aumento nos valores de frete, podendo este se manter em patamares mais elevados caso a economia volte a aquecer. Abaixo preparamos um gráfico para exemplificar as variações que acontecem no frete internacional, utilizando como base a rota Ásia x Costa Leste América do Sul:

  1. É possível notar uma queda no valor do frete, normalmente, nos 4 primeiros meses do ano. Como já mencionado anteriormente, não estamos levando em consideração o valor, mas a tendência da variação. Isso, possivelmente, se deve ao fato de que nos primeiros meses do ano os armadores estão em período estratégicos, negociando contas globais, além de uma natural queda na demanda comparado ao período de final de ano.
  2. Peak Season: os preparativos para as datas festivas do segundo semestre, principalmente o Natal, começam a gerar impacto. Com o aumento natural da demanda, a busca por frete internacional aumenta, resultando em aumentos consecutivos nos valores.
  3. Em outubro, há a comemoração do feriado do Dia Nacional da China, onde o comércio e as indústrias fecham as portas e o país para completamente por, aproximadamente, uma semana. Os armadores aproveitam o momento também para promover o famoso “Golden Week” onde durante uma semana todas as viagens na rota Ásia x costa Leste da América do Sul são canceladas. Essa diminuição na oferta de espaço, somada ao acúmulo de cargas na Ásia, força o frete a atingir valores mais altos.


Por não existir atualmente um órgão internacional para regular os valores de frete, como podemos notar não são poucos os fatores que incidem e influenciam na sua variação durante o ano, o que apesar de dificultar um planejamento a longo prazo, por outro lado pode facilitar a viabilidade de importação de alguns produtos, em determinadas épocas do ano.

Converse com nossos consultores e conheça as melhores soluções em frete internacional para sua empresa. Acompanhe nossas redes sociais para mais informações sobre o mercado logístico.

ES Logistics – Easy For You
www.eslogistics.com.br

Deixe seu comentário